29/08/16

Jovens missionários levam alegria e afeto aos idosos de Almodôvar


O grupo ‘Diálogos’, de jovens ligados aos Missionários do Verbo Divino, está em missão no concelho de Almodôvar, na região alentejana, para levar a sua alegria e afeto aos mais idosos.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, Nuno Alegria Ribeiro, que integra este projeto, realça que os 14 voluntários envolvidos estão a visitar não só as pessoas “nos lares” mas também “nas suas próprias casas“.
Uma forma de combater a solidão que afeta grande parte da população idosa, nesta parte do território português.
“Muitas vezes as pessoas, principalmente nesta região, estão isoladas em montes e portanto é difícil o contacto”, sublinha o jovem voluntário missionário.
As visitas às pessoas estão a acontecer integradas nas ações de apoio e segurança prestadas pela GNR local e também pelas instituições sociais, mais concretamente pelo apoio domiciliário.
“É verdade que ao início pode haver sempre algum receio, muitas pessoas questionam o que é que nós queremos, que devemos vir pedir dinheiro, esse normalmente é sempre o primeiro pensamento”, reconhece Nuno Ribeiro.
No entanto, pouco a pouco, a relação estabelece-se e a ligação acontece, no meio de uma brincadeira, de uma conversa.
Entre as memórias que guarda como voluntário missionário, há uma que o jovem não esquece, passada num lar de idosos em Vilar Formoso.
“Quem conhece a realidade dos lares de idosos sabe que há pessoas com demências, associadas ao Alzheimer, ao Parkinson, muitas vezes não se lembram do seu próprio quotidiano, dos seus familiares, de quem gostam”, salienta.
Na avaliação da missão em Vilar Formoso, duas semanas depois, constatou-se que “pessoas que não se lembravam de quem eram os seus familiares, que muitas vezes não se lembraram do que tinham feito no próprio dia, lembraram-se dos voluntários, dos seus nomes”.
“Nós vamos estar com as pessoas e o facto de as conseguirmos marcar ao ponto delas se lembrarem passadas duas semanas, dos nossos nomes e do que tínhamos estado a fazer, isso é de facto marcante”, aponta Nuno Ribeiro.
O grupo ‘Diálogos’, criado no ano 2000, está espalhado por quatro núcleos do país: Guimarães, Coimbra, Santa Catarina, em Caldas da Rainha, e Lisboa.
Todas as atividades propostas aos membros “bebem do cariz missionário” dos sacerdotes do Verbo Divino.
“Os jovens fazem voluntariado e acompanham os padres na missão”, já estiveram em várias regiões de Angola, e em preparação está uma ida à Argentina.
Em Portugal já estiveram um pouco por todo o país, sendo que antes de Almodôvar estiveram neste mês de agosto em Viseu, a acompanhar pessoas com deficiência profunda.
O grupo conta com jovens entre os 16 e os 18 anos, mas recebe também elementos das mais variadas proveniências sociais.
“Uma senhora com 82 anos juntou-se a nós em Almodôvar para fazer voluntariado”, revela Nuno Ribeiro, que destaca ainda a importância destas iniciativas para uma maior ligação à fé, a Deus.
“Já fizeram projeto connosco pessoas não crentes e fizeram o seu encontro com Deus. É certo que o objetivo é o trabalho desenvolvido nas instituições mas ver outras realidades permite também o encontro connosco próprios, e não só com os outros. Como o espaço é limitado e as pessoas estão limitadas, todas as emoções são vividas ao máximo”, conclui.
Os jovens do grupo ‘Diálogos’ procuram ao longo do ano manter o contacto com as instituições onde trabalhamos, visitando-as e pondo em prática diversas iniciativas de dinamização.
Daqui.

Sem comentários: