27/08/16

«JÁ T'EXPLICO»: QUANDO AS EXPLICAÇÕES TÊM UM LADO SOCIAL


http://www.jatexplico.pt/



Um grupo de estudantes decidiu criar o grupo de voluntariado «Já T'Explico», que vai funcionar com o objetivo de dar explicações gratuitas a estudantes com dificuldades financeiras e pouco apoio familiar. 

Durante a experiência de Erasmus, em Riga, Mariana Bernardo e Beatriz Dias contactaram com jovens que faziam voluntariado. Quando regressaram, sabiam que era o seu próximo passo. «Sabíamos que tínhamos de nos envolver mais em atividades de voluntariado», conta Mariana ao Canal Superior. 


Ao invés de integrarem um grupo já existente, as estudantes decidiram criar o seu próprio projeto. «Já T'Explico» foi o nome que colocaram à plataforma de explicações que pretendem criar para jovens com dificuldades financeiras, entre o 5º e o 9º ano. 

«Para nós, backgrounds familiares e financeiros difíceis não devem impedir ninguém de seguir os seus sonhos (quer académicos, quer profissionais)», sublinha Mariana Bernardo. 

Para concretizarem os seus planos, já juntaram uma equipa de 23 associados, mas têm candidaturas abertas para os estudantes do Porto interessados em dar explicações gratuitas a jovens com pouco apoio familiar. Em três dias, o balanço é positivo. «Temos tido muita adesão», dizem. 

As explicações e os clubes que vão ser formados para os jovens carenciados vão decorrer num espaço do Porto, ainda por definir. E a interação entre os voluntários e o beneficiário dependerá da disponibilidade de ambos. 

«Um país melhor é aquele que tem a população mais feliz e, essa mesma felicidade resulta, na maior parte das vezes, da plenitude académica e profissional», conclui Mariana Bernardo. 

Daqui.

Sem comentários: